+55 (11) 3666-5363 / 3824-9104

Associação médica do hospital samaritano

Notícias

Novembro Azul

17.11.2020 - Novembro Azul


A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Iniciamos mais uma edição da campanha Novembro Azul, para trazer atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global.

O mês de novembro traz a oportunidade de discutirmos com os homens a importância de cuidar da saúde como um todo e também de avaliar, de acordo com fatores de risco, a possibilidade de detecção precoce do câncer de próstata. Diferente das mulheres que já apresentam uma cultura de avaliação rotineira com o seu médico ginecologista a maioria dos homens só procuram o médico quando não estão sentindo-se bem.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir da puberdade devem procurar um urologista, para avaliação individualizada de rotina. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

O cuidado com saúde deve ser o ano todo, mas novembro traz a lembrança que devemos por uma pausa na correria do dia a dia e colocarmos a nossa saúde em primeiro lugar. Seja o herói da sua saúde!

Dr. Ravendra Moniz
• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
• Coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano Higienópolis

 

Fonte da Matéria e dados: https://cutt.ly/eg7bL1A

Busca Filtrada

indicador médico